cropped-logo_coelholuz.png

18º Encontro Institucional da Magistratura do TRT-BA discute Inteligência Artificial e humanidade

Conferência de abertura teve o tema Inteligência Artificial: Desafios no Trabalho e no Judiciário

Segundo dia do 18º Encontro Institucional da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia

06/08/2024 – Nesta terça-feira (6/8), o segundo dia do 18º Encontro Institucional da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) começou com a conferência do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maurício Godinho Delgado, que discutiu a Sociedade 5.0 e a Centralidade da Pessoa Humana no Trabalho. O presidente do TRT-BA, Jéferson Muricy, presidiu a mesa durante a conferência, destacando a relevância do tema. O evento, que teve início na segunda-feira (5/8) e se estenderá até sexta-feira (9/8), tem como tema central “Tecnologia, Inteligência Artificial, Magistratura e Humanidade”. A Escola Judicial do TRT-BA é a responsável pela organização e programação do Encontro.

Ao abrir a mesa, o presidente Jéferson Muricy expressou sua alegria ao ver o auditório cheio: “Agradeço a presença de todos, especialmente do ministro Maurício Godinho Delgado, cujas inúmeras contribuições ao Direito, à política e à democracia são amplamente reconhecidas.” Muricy finalizou desejando um ótimo evento a todos e afirmou que o TRT-BA recebe o ministro de braços abertos.

Na conferência, o ministro Maurício Godinho Delgado enfatizou a necessidade de integrar os avanços tecnológicos com a valorização da dignidade humana no ambiente de trabalho. “Está no nosso DNA o compromisso com a centralidade do Trabalho”, ressaltou. Ele observou que a história demonstra que o capitalismo só prosperou graças ao trabalho, seja ele livre ou escravizado. “Os avanços tecnológicos aumentam a produtividade, mas não eliminam a necessidade de emprego. Não somos refratários à tecnologia, mas devemos sempre manter uma perspectiva humanista e inclusiva”, concluiu.

Abertura

A diretora da Escola Judicial do TRT-BA, Desembargadora Ana Paola Diniz, abriu o Encontro na tarde desta segunda-feira (5/8), destacando que durante a semana serão abordados diversos temas relacionados ao eixo central do evento, com o objetivo de proporcionar uma visão integrada entre a ciência jurídica e a ciência de dados. “As discussões propostas no evento vão além do impacto da tecnologia e da inteligência artificial no mundo do trabalho sob nossa jurisdição”, ressaltou. Ela também enfatizou a importância de refletir sobre as dimensões internas e institucionais, considerando o aspecto humano em um mundo cada vez mais digital, com novas demandas e urgências nas respostas.

Inteligência artificial

A conferência de abertura contou com a palestra de Maurício Requião, professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que abordou o tema “Inteligência Artificial: Desafios no Trabalho e no Judiciário”. Requião destacou que trazer essa temática para o evento fomentou uma discussão produtiva sobre os riscos e limites do uso dessa tecnologia nas decisões judiciais.

Para encerrar as atividades do dia, houve uma mesa de debate composta pelo juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), João Thiago Guerra, e pela juíza auxiliar da Presidência do TRT-BA, Andrea Presas. O tema discutido foi “Cibersegurança, Privacidade de Dados e Gestão de Riscos de TI em um Mundo Digital Complexo”. A mesa de conferência foi presidida pela vice-presidente do TRT-BA, Léa Nunes.

Confira a programação completa do 18º Encontro Institucional da Magistratura do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA)

 

Fonte: TRT da 5ª Região

RSS CSJT 

Compartilhe:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Generated by Feedzy