Uma exposição virtual com fotografias marca as homenagens durante a semana de 19 a 23 de agosto
Na segunda-feira, 19, foi celebrado o Dia Mundial da Fotografia e para marcar essa data, o Memorial Arthur Francisco Seixas do Santos do TRT-8 promove uma exposição virtual
20/08/2024 – Na segunda-feira, 19, foi celebrado o Dia Mundial da Fotografia e para marcar essa data, o Memorial Arthur Francisco Seixas do Santos do TRT-8 promove uma exposição virtual. As imagens que integram a exposição virtual do Memorial do TRT-8 foram enviadas por servidores (as) e magistrados (as) do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP).
A fotografia é a arte de capturar e eternizar na memória afetiva e poética, momentos, acontecimentos reais, fatos que marcam a vida das pessoas, imagens de lugares que inspiram os fotógrafos profissionais e amadores.
Foram 14 fotografias selecionadas para exposição virtual, com imagens de paisagens do amanhecer, fotografia do rio, de animais, de lugares e pessoas. Confira aqui as fotos.
O diretor da 1ª Vara do Trabalho de Abaetetuba, Lázaro Antonio Gomes, é um dos participantes da Mostra de Fotografia do Memorial. Servidor desde 2007, já atuou nas varas do Trabalho de Xinguara, Marabá. Ele conta que sempre gostou de fotografia. “A nossa região amazônica nos permite explorar esse universo fotográfico com suas riquezas de cores e paisagens. Atualmente, faço o deslocamento diário de Belém para Abaetetuba de barco, o que me permite ter vários registros fotográficos únicos dessa grandiosidade, tanto o amanhecer na baía do Guajará, quanto o entardecer. Na verdade, foi bem difícil escolher apenas uma foto”, observa.
O servidor relata que a fotografia enviada foi realizada no dia 13 de dezembro de 2023, no trajeto do barco do Porto Siqueira Mendes em Belém para o porto do Arapari, a caminho do Fórum Trabalhista de Abaetetuba. “No cenário, o rio Guamá estende-se como um espelho que reflete as primeiras luzes do dia. O nascer do sol pinta o horizonte, banhando tudo ao redor com uma luminosidade suave, quase etérea. No meio dessa imensidão líquida, surge a figura solitária de um ribeirinho, que, em sua humilde rabeta, prepara-se para mais um dia de trabalho. A pequena canoa, tão frágil perante a grandiosidade do rio, é seu refúgio e meio de subsistência. Ali, no silêncio matinal, ele organiza seus equipamentos com a destreza de quem conhece cada correnteza, cada mistério oculto nas águas profundas. Há uma beleza silenciosa nesse momento, onde o homem e a natureza se encontram em perfeita harmonia. A cena capturada não é apenas uma fotografia; é uma ode ao cotidiano dos que vivem e sobrevivem na Amazônia. A vastidão dos rios, o isolamento do ribeirinho, a simplicidade de sua embarcação – tudo isso compõe um quadro de resiliência, beleza e conexão com o que é essencial”.
Mylena Araújo da Silva, servidora do TRT-8 há quase um ano, e atua na Vara do Trabalho de Marabá, também participou da iniciativa do Memorial. “Sempre gostei muito de registrar os momentos congelando aquela memória através de fotos. No dia específico que tirei esta foto, eu estava saindo do último dia de trabalho da minha primeira semana como servidora do Tribunal. Eu estava muito feliz por estar vivendo essa nova fase, foi quando, ao sair da Secretaria da 1ª Vara do Trabalho de Marabá/PA, olhei para o céu em gratidão por tudo e captei a paisagem”, comemora.
O servidor da 5ª Vara do Trabalho de Macapá, Paulo dos Santos Antunes, participou da mostra com registro da jornada itinerante realizada nas cidades do Amapá. “Eu sempre fiz os registros de todas as jornadas itinerantes, pois cada local possui peculiaridades, sejam elas nos costumes das pessoas, hábitos e, sobretudo, conhecimento cultural. Um dos aprendizados que recebemos do Dr. Jônatas Andrade era o de sairmos de dentro do prédio da justiça do Trabalho e conhecermos a realidade das pessoas às quais prestamos os serviços, sejam empregados, sejam empregadores. Então, o registro fotográfico é o armazenamento de todas essas memórias e convivência com os jurisdicionados, pois cada foto possui um valor histórico e social, o que me ajudou muito a entender e compreender a realidade das pessoas”, conta o servidor.
Há um ano morando em Redenção, quando assumiu a titularidade da VT de Redenção, o juiz do trabalho, Otávio Bruno da Silva Ferreira, parabeniza a iniciativa do Memorial pelo Dia Mundial da Fotografia. “Achei muito interessante a iniciativa do Memorial pois muitas pessoas costumam fotografar paisagens tão bonitas e essas fotos ficam guardados nos celulares, longe dos nossos olhos. Nossa região é tão linda, com paisagens exuberantes e poder mostrar um pouco disso por meio da fotografia permite que outras pessoas também a conheçam”, observa. O magistrado enviou várias imagens e a escolhida foi realizada no Parque Municipal Ambiental de Redenção.
Durante toda a semana de 19 a 23 de agosto, a exposição virtual do Memorial do TRT-8 estará disponível como descanso de telas de todos os computadores do TRT-8.
Data – O dia 19 de Agosto foi escolhido como o Dia Mundial da Fotografia por ser marcado pela invenção do Daguerreótipo, por Louis Daguerre, em 1839. Considerada a primeira máquina fotográfica do mundo, esta invenção é um marco na história da ciência.
Fonte: TRT da 8ª Região
Mais detalhes
4
Visualizações
21/08/2024
RSS CSJT