A ação institucional, de iniciativa do TST, marca a Semana Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência
18/09/2024 – O Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Cejusc) do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8), em Belém, se prepara para realizar neste mês de setembro uma ação para conciliação de processos em que ao menos uma das partes seja uma pessoa com deficiência. A mobilização nacional é encabeçada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21 de setembro.
Para garantir o melhor atendimento aos jurisdicionados, o juíz do Trabalho Avertano Messias Klautau, coordenador do Cejusc Belém, e os servidores da unidade, participaram de uma roda de conversa, na última quarta-feira (11), com o Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão, representado pela juíza do Trabalho Camila Afonso de Nóvoa Cavalcanti e a servidora Luisa de Sousa Leão Almeida.
“O TST vai realizar uma pauta temática de mediação e de conciliação para pessoas com deficiência e por isso hoje nós pedimos o apoio da Dra. Camila e da Luísa para que possamos atender essas pessoas com esse aprendizado prévio. No TRT-8, esses processos estavam pautados com antecedência, então o TRT-8 vai manter a data que já estava prevista. Assim eles têm suas pautas logo solucionadas e sem transtornos de mudança do que estava previsto”, pontua o coordenador do Cejusc Belém.
A juíza Camila Nóva destaca que é sempre importante conversar sobre pessoas com deficiência para derrubar os tabus que existem. “As pessoas não estão acostumadas a conviver com pessoas com deficiência, elas supõem muitas coisas, e quando a gente conversa, tira as dúvidas, assim esse atendimento que vai ser feito pelo Cejusc será certamente muito mais humano e muito mais adequado”, considera.
Luta Anti-Capacitista no Trabalho
O mutirão de conciliações é uma das ações da Justiça do Trabalho para marcar a Semana Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Além disso, será realizado, no dia 24 de setembro, a partir das 8h30, o seminário “Ativismos para a Luta Anti-Capacitista no Trabalho”. O evento contará com a presença de representantes das Comissões de Acessibilidade e Inclusão do Judiciário Trabalhista de todo o Brasil e terá transmissão pelo canal do TST no YouTube.
“A gente quer que as pessoas que nos procuram [a Justiça do Trabalho] efetivamente consigam exercer seus plenos direitos e elas só vão poder fazer isso se as pessoas que estão atendendo elas também conheçam esses direitos”, reforça a juíza Camila Nóvoa.
Fonte: TRT da 8ª Região
Mais detalhes
2
Visualizações
20/09/2024
RSS CSJT