cropped-logo_coelholuz.png

Coleprecor: Reunião no TRT-RN discute inovação, trabalho decente e combate ao assédio eleitoral

O foco foi o aprimoramento da prestação jurisdicional por meio da troca de experiências e discussão de temas envolvendo inovação, trabalho decente e combate ao assédio eleitoral na Justiça do Trabalho.
 

Reunião realizada no TRT-21 (RN) sobre inovação, trabalho decente e combate ao assédio eleitoral

20/09/2024 – O presidente e a corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA), desembargadores Jéferson Muricy e Ivana Magaldi, participaram nestas terça e quarta (17 e 18/9), da 7ª reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor), realizada no TRT do Rio Grande do Norte (TRT-RN), em Natal. O evento, que reuniu lideranças de todos os 24 TRTs do país, teve como foco principal o aprimoramento da prestação jurisdicional por meio da troca de experiências e discussão de temas envolvendo inovação, trabalho decente e combate ao assédio eleitoral na Justiça do Trabalho.

Na abertura do encontro, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa, ressaltou a importância da Justiça do Trabalho no contexto nacional, destacando a eficiência dos TRTs. “Somos os melhores, os que mais executam, conciliamos mais de 40% dos casos, e pagamos mais de 40 bilhões de reais anualmente aos trabalhadores”, afirmou. O presidente do Coleprecor e do TRT-RN, desembargador Eridson Medeiros, destacou a realização do evento como um marco histórico para a Justiça do Trabalho no Rio Grande do Norte.

Para o presidente do TRT-BA, desembargador Jéferson Muricy, a reunião do Coleprecor reforça o compromisso da Justiça do Trabalho com a melhoria contínua dos serviços prestados à sociedade, por meio da integração de tecnologias e da troca de boas práticas entre os Tribunais do Trabalho.

Premiação Startups JT

Além das reuniões gerais, a 7ª Reunião do Coleprecor contou com a premiação de projetos do programa “Startups JT”, que visa implementar essas inovações em todo o sistema judiciário trabalhista, e encontros setorizados com secretários e diretores de diversas áreas dos TRTs, nos quais foram discutidos sistemas de monitoramento de desempenho, estratégias para o futuro da Justiça do Trabalho, inteligência artificial, LGPD, entre outros temas.

A entrega do prêmio ‘Startup da Justiça do Trabalho’ aos projetos aprovados e que foram desenvolvidos por diferentes TRTs foi outro destaque da programação. No âmbito do programa “Startups JT”, dez iniciativas de diversos TRTs foram premiadas, incluindo projetos como ADAIR, e-Garimpo, Sentença Multimídia, entre outros. As Setics reconhecidas pelo TST foram as dos TRTs da 4ª (RS), 9ª (PR), 12ª (SC), 13ª (PB) e 14ª (RO/AC) Regiões. Já os Laboratórios de Inovação premiados incluem o LiRio (TRT-RJ), Liods (TRT-SP), coLabore (TRT-MG), LabInova (TRT-SC) e Co.Labora (TRT-Campinas).

Trabalho Decente e assédio eleitoral

A 7ª reunião do Coleprecor foi encerrada nesta quarta-feira (18/9), com a entrega de uma Moção de Louvor ao presidente do TST, ministro Lelio Bentes, pelos serviços prestados à Justiça do Trabalho. Em seu discurso, o ministro abordou questões centrais como o trabalho decente e o combate ao assédio eleitoral, destacando a cooperação entre o TST e o Ministério Público do Trabalho para dar respostas rápidas a casos dessa natureza.

Lelio Bentes também lançou a primeira fase da campanha sobre Trabalho Decente, que tem como objetivo valorizar a dignidade das pessoas no ambiente de trabalho, reforçando a importância do respeito aos direitos dos trabalhadores. “Há uma elite insensível no Brasil que precisa perceber as pessoas como seres humanos com direitos fundamentais”, afirmou.

 

Fonte: TRT da 5ª Região

RSS CSJT 

Compartilhe:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Generated by Feedzy