A iniciativa busca aproximar a Justiça dos cidadãos em regiões mais afastadas através de ferramentas tecnológicas que promovem inclusão e cidadania, de forma a facilitar o acesso da população a serviços judiciais de forma digital e gratuita.
19/11/2024 – O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) assinou termo de adesão ao projeto Justiça Bem Aqui, para implantação de um Ponto de Inclusão Digital (PID) na cidade de Almas (TO). A iniciativa busca aproximar a Justiça dos cidadãos em regiões mais afastadas através de ferramentas tecnológicas que promovem inclusão e cidadania, de forma a facilitar o acesso da população a serviços judiciais de forma digital e gratuita.
A assinatura do termo de adesão pelo TRT-10 marca mais um avanço no acesso à Justiça do Trabalho (JT) em TO, tornando-a mais inclusiva e eficiente aos cidadãos. A ação é conduzida em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Tocantins (TJTO), Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), Justiça Federal de Primeiro Grau ¿ Seção Judiciária do TO (SJTO), a Procuradoria da República no Estado (PR-TO), Procuradoria Regional Eleitoral, Ministério Público (MPTO), Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública do Estado (DPE-TO) e o município de Almas.
Com a adesão, a população do município tocantinense poderá acessar os serviços eletrônicos do Regional de forma rápida e segura, sem a necessidade de ir presencialmente a uma das unidades físicas da JT. Isso permite a realização de atos processuais como, por exemplo, depoimentos de partes, de testemunhas e de outros colaboradores do sistema de Justiça, por meio de videoconferência. Também é oferecido atendimento no Balcão Virtual do TRT-10.
Com a integração ao esforço coletivo na localidade, o TRT-10 disponibilizará treinamento aos usuários quanto às funcionalidades e os serviços oferecidos pela JT. Cabe destacar que o projeto Justiça Bem segue as diretrizes da Resolução CNJ nº 508/2023 para fins de fortalecimento de parcerias interinstitucionais para promoção do acesso à Justiça, especialmente em áreas remotas e menos favorecidas.
Fonte: TRT da 10ª Região
Mais detalhes
5
Visualizações
21/11/2024
RSS CSJT