[[{“value”:”
Picuí e Cuité serão as primeiras cidades a receber o Projeto Rota da Justiça nos dias 6 a 9 de maio.
7/5/2025 – Promovendo a justiça social e garantindo o acesso à justiça para todos, o TRT da Paraíba (13ª Região) institui o Projeto Rota da Justiça: Itinerância e Cidadania. O projeto tem por objetivo expandir o acesso à justiça em cidades do interior do Estado, em comunidades das áreas rurais, regiões remotas, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhos, inclusive retornando para as cidades que já foram sedes de Varas do Trabalho.
Picuí e Cuité serão as primeiras cidades da Paraíba a receberem o Projeto. Nos dias 6 (terça) e 7 (quarta) de maio a programação será em Picuí; já nos dias 8 (quinta) e 9 (sexta) de maio, a Rota da Justiça acontecerá em Cuité. O evento contará com palestras sobre os serviços de atendimento à sociedade como a Reclamação Pré-Processual (RPP) e a Reclamação a termo, e noções gerais de Direitos, inclusive Direitos da Criança e do Adolescente, abordando temas como Abuso e Exploração Sexual.
Na ocasião, haverá distribuição da “Cartilha de Inclusão Digital”, com orientações para Professores, Conselheiros Tutelares, Líderes Comunitários e Sociedade Civil, bem como haverá apresentação dos projetos Rota da Justiça, Entreportas da Justiça e Balcão Virtual Cidadão.
“Convidamos a população dos municípios de Picuí e Cuité, assim como aqueles que moram nas cidades do entorno, a participarem e conhecerem os serviços de atendimento ao cidadão do TRT da Paraíba. Os projetos Rota da Justiça e Entreportas são oferecidos pelo Núcleo de Atendimento do TRT-PB, vinculado à Diretoria do Fórum Maximiano de Figueiredo, e pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc). O Entreportas divulga o serviço de Reclamação Pré-Processual ou reclamações a termo, que poderão ser propostas pelo cidadão acompanhado de advogado ou no exercício do jus postulandi”, conforme destacou a juíza supervisora do Cejusc, Nayara Queiroz.
Projeto Rota da Justiça
O projeto leva a Justiça do Trabalho até as comunidades mais distantes, quebrando barreiras geográficas e sociais para garantir que todos tenham acesso aos serviços de atendimento do TRT-PB. A “Rota da Justiça: Itinerância e Cidadania”, é uma iniciativa que combina tecnologia, conhecimento e solidariedade para promover a justiça social. Utilizando o processo eletrônico e as audiências virtuais, o projeto supera as distâncias, permitindo que pessoas de regiões remotas sejam atendidas pela Justiça do Trabalho, inclusive participando de audiências por videoconferência e consigam resolver seus conflitos sem precisar se deslocar até o Fórum.
Mas o projeto vai além da tecnologia: equipes de servidores, servidoras, magistrados e magistradas se deslocam até as comunidades, levando informação e orientação. A equipe realizará palestras sobre os serviços do TRT da Paraíba, prestará esclarecimento de dúvidas, processará reclamações trabalhistas e pré-processuais a pedido do cidadão para tentar resolver os conflitos – tudo isso faz parte do “Rota da Justiça”. É a justiça saindo dos tribunais e indo ao encontro do cidadão, promovendo a cidadania, a inclusão e o acesso à justiça para todos. Um projeto que mostra na prática o compromisso do Poder Judiciário com uma sociedade mais justa e igualitária.
Fonte: TRT da 13ª Região
- Número de visualizações
-
4
Visualizações - Data de Publicação
- 09/05/2025
Mais detalhes
“}]]
RSS CSJT