[[{“value”:”
O “Sistema de Interoperabilidade Financeira (SIF)”, solução nacional desenvolvido pelo TRT-6 (PE), sob a supervisão do CSJT, foi destaque na reunião com os tribunais sobre o portfólio de TIC do CNJ.
14/6/2025 – A Justiça do Trabalho teve papel de destaque na “Reunião com Tribunais: Apresentação de Programas e Projetos do Portfólio de TIC do CNJ”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça na segunda-feira (30). Representada pelos Tribunais Regionais do Trabalho da 6ª (PE) e da 9ª (PR) regiões, a participação reforçou o compromisso da instituição com a inovação e a modernização dos serviços judiciais.
Durante o encontro, foi apresentado o projeto de adaptação do Sistema de Interoperabilidade Financeira (SIF), produto digital nacional em uso na Justiça do Trabalho, desenvolvido pelo TRT da 6ª Região (PE) e que, a partir da parceria entre o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está sendo adaptado para disponibilização a todos os ramos da Justiça por meio do Programa Justiça 4.0.
SIF
A solução, atualmente integrada ao sistema PJe, é utilizada em todo o Judiciário Trabalhista para a gestão e automação da captação de depósitos judiciais, além do acompanhamento e da liberação dos valores por meio da emissão de alvarás judiciais eletrônicos. Com as adequações previstas, o SIF passará a ser compatível com qualquer sistema de processo judicial do Poder Judiciário, possibilitando sua adoção por outros ramos da Justiça.
Segundo a gerente do produto, Ana Márcia Nogueira, servidora do TRT-9, apesar da interface simples e intuitiva, a solução garante segurança em operações críticas por meio de integração direta com instituições bancárias. “Isso facilita a gestão dos depósitos judiciais e o acompanhamento completo até o encerramento da conta”, ressaltou..
Ampliação da rede bancária
De acordo com Anderson de Souza Andrade, servidor do TRT-6 e responsável pela equipe técnica que desenvolve a solução, além da expansão que permitirá o uso do SIF por todo o Judiciário brasileiro, a ferramenta – que atualmente possui integração nativa com a Caixa Econômica Federal – será em breve ampliada. “Estamos trabalhando para que, ainda no segundo semestre, o Banco do Brasil passe a integrar o SIF, ampliando assim a rede bancária disponível”, afirmou.
Programa 4.0
A reunião é uma das iniciativas do Programa Justiça 4.0, em que os tribunais apresentam soluções em tecnologia e inovação para serem nacionalizadas em formato compatível com a Plataforma Digital do Poder Judiciário (PDPJ), bem como incorporadas ao portal Jus.br.
Iniciado em 2020, o Programa Justiça 4.0 é fruto de um acordo de cooperação firmado entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
(Andrea Magalhães/AJ)
- Número de visualizações
-
11
Visualizações - Data de Publicação
- 14/07/2025
Mais detalhes
“}]]
RSS CSJT