Pelo quarto ano consecutivo, TRT-RJ marca presença no PopRuaJud, que vai até quinta-feira (28/8)

[[{“value”:”

Participante de todas as edições do evento, o TRT-RJ, representado por seu ouvidor, prestigiou a cerimônia oficial, realizada nesta quarta-feira (27/8). O objetivo do mutirão, que vai até quinta (28/8), no Centro da cidade do Rio de Janeiro, é oferecer à população em situação de rua o maior número possível de serviços gratuitos, reconhecendo sua condição de extrema vulnerabilidade social.
 

Grupo de pessoas posando ao ar livre ao lado de uma placa sobre vagas de emprego da Justiça do Trabalho.

27/8/2025 – A quarta edição do PopRuaJud, Mutirão Interinstitucional em prol da População em Situação de Rua, coordenado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro), começou na terça e vai até quinta-feira (26 a 28/8). O objetivo do evento – realizado das 8h às 15h, na área externa da Catedral Metropolitana de São Sebastião (Av. República do Chile, 245, Centro) – é oferecer à população em situação de rua o maior número possível de serviços gratuitos, reconhecendo sua condição de extrema vulnerabilidade social. Participante de todas as edições, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) prestigiou a cerimônia oficial do evento, realizada na manhã desta quarta-feira (27/8).

O TRT-RJ foi representado por seu ouvidor e coordenador da Comissão de Atenção a Pessoas em Situação de Rua, desembargador Carlos Henrique Chernicharo. “O nosso tribunal está engajado desde o início nessa iniciativa. Essa é uma política pública judiciária de acesso à cidadania e à justiça que tenta, não evidentemente debelar esse flagelo, que são as pessoas em situação de rua, mas mitigar os efeitos danosos dessa condição e resgatar a cidadania desses indivíduos. Existem milhões de pessoas, no Brasil e no mundo, que são invisíveis. Então, dentro desse contexto selvagem, cruel e desumano em que a gente vive, acredito que o Judiciário, através do Conselho Nacional de Justiça, fez um gol de placa ao promover essa reunião, que envolve diversas instituições para atender esse público nos diversos ramos do Poder Judiciário”, destacou o ouvidor.

A participação do TRT-RJ no PopRuaJud consiste em realizar atermação (serviço que possibilita postular na Justiça sem a necessidade de advogado(a)) e consulta processual, prestar esclarecimentos sobre direitos trabalhistas fundamentais e dar andamento a manifestações recebidas sobre os serviços prestados pelo tribunal. Magistrados(as) e servidores(as) atuam no mutirão como voluntários(as) ou, no caso de servidores(as), em razão da natureza dos setores nos quais estão lotados. Nesta edição, foram 87 inscritos(as) do TRT-RJ como voluntários(as).

Entre as voluntárias, estão as servidoras Andrea Regina da Fonseca Capellão e Rosane Alves Moreira, que já atuaram em outras edições do evento. “O problema da pessoa em situação de rua é muito grande. Então, se a gente puder ajudar uma única pessoa que seja, isso já é maravilhoso”, constata Andrea. Para Rosane, a experiência é singular e reverbera o papel de quem, como ela, escolheu servir ao público: “Eu me sinto gratificada de poder vir aqui e contribuir de alguma forma. E, além de prestar serviços, eu tento também dar atenção e passar carinho para essas pessoas”.

Presente no dispositivo de honra da solenidade, o cardeal do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, lembrou que 2025 é, para a Igreja Católica, o ano do Jubileu da Esperança. “Nós temos certeza de que trabalhando com esperança podemos fazer um mundo mais justo e mais humano”, concluiu.

A realização do evento, que conta com apoio de diversas instituições públicas e privadas, é mais uma forma de dar efetividade à Resolução 425 do CNJ, de outubro de 2021, que instituiu, no âmbito do Poder Judiciário, a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.

 

Fonte: TRT da 1ª Região

“}]]

RSS CSJT 

Compartilhe:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn