O Seminário é uma realização do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo do TRT-CE, em parceria com a médica Francinete Giffoni e com o médico e advogado presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE, Ricardo Madeiro.
A Justiça do Trabalho do Ceará promove o II Seminário de Valorização do Trabalho Médico e de Equipes de Saúde, que ocorrerá no dia 27 de junho, das 8h às 12h, no auditório do TRT-CE. Com o tema “Autonomia, dignidade e ética”, o objetivo do encontro é debater soluções em prol da melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos profissionais da saúde. Haverá transmissão do evento no canal do TRT-CE no YouTube.
O Seminário é uma realização do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo do TRT-CE, em parceria com a médica Francinete Giffoni e com o médico e advogado presidente da Comissão de Saúde da OAB-CE, Ricardo Madeiro. Apoiam o evento a Secretaria de Saúde do TRT-CE, o Sindicato dos Servidores da Sétima Região da Justiça do Trabalho (Sindissétima) e a Associação dos Magistrados do Trabalho da 7ª Região (Amatra7).
Segundo a psiquiatra Francinete Giffoni, após o período da pandemia, a assistência médica à população vem sendo precarizada e sobrecarregada com um acúmulo de demandas no serviço público e privado. “Nesse contexto, os médicos vêm enfrentando desafios cada vez maiores, como doenças relacionadas ao trabalho, riscos de acidentes, falta de suporte à saúde e à segurança, instabilidade no emprego e jornadas prolongadas de trabalho”, explica a professora de saúde coletiva.
A doutora defende que a Medicina é uma das vocações mais nobres e indispensáveis à sociedade. “Ser médico significa ter propósito, capacidade de lidar com dificuldades, com resiliência e determinação. A luta em prol da valorização do profissional médico é também uma ação em defesa da sociedade, na busca da excelência nos cuidados à saúde humana, individual e coletiva”, afirma Francinete.
“No intuito de colaborar para a construção de políticas públicas mais eficazes, convidamos médicos, equipes de saúde, autoridades sanitárias, gestores e comunidade em geral a participar do evento”, destaca o desembargador Francisco José Gomes da Silva, gestor regional do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Escravo do TRT-CE.
Programação
8h – Credenciamento
Demonstração de Cuidados Básicos em Saúde
Apresentação Artística
Café da manhã de boas-vindas
9h – Cerimônia de abertura
10h – Palestra 1
“CFM e Cremec – Atribuições Constitucionais: Normatização e Fiscalização da Prática Médica”
Com Inês Tavares Vale e Melo (presidente do Cremec)
10h15 – Mesa Redonda 1
“Entidades Médicas e Vida Profissional do Médico: SUS, Saúde Suplementar e Setor Privado”
Com Ricardo Madeiro (médico e advogado), Francinete Giffoni (médica doutora) e Florentino Cardoso (médico conselheiro do Conselho Federal de Medicina)
11h – Palestra 2
“Bioética, Ética Médica e Direito Médico no Contexto Atual”
Com Roberto Wagner Bezerra de Araújo (médico e professor da UFC)
11h20 – Homenagem a José Mauro Giffoni (médico e professor da UFC)
11h30 – Mesa Redonda 2
“Desafios Atuais da Formação Médica: Graduação, Pós-Graduação e Residência Médica”
Com Mayra Pinheiro (médica professora da Unichristus), Luiz Porto Pinheiro (médico e professor da UFC), Álvaro Madeiro Neto (médico sanitarista e gestor) e Cristiane Alexandre (médica do TRT-CE)
12h – Encerramento
Serviço
Seminário de Valorização do Trabalho Médico e de Equipes de Saúde
Data: 27 de junho de 2024 (quinta-feira)
Horário: 8h às 12h
Local: auditório do Anexo 2 do TRT-CE
Endereço: Rua Vicente Leite, 1.281, 4º andar, Aldeota – Fortaleza/CE
Fonte: TRT da 7ª Região
Mais detalhes
2
Visualizações
24/06/2024
RSS CSJT