Iniciativa contempla quatro trilhas para abarcar a diversidade da sustentabilidade
09/09/2024 – O “Ecolabora – Programa de Sustentabilidade do TRT-13” é uma iniciativa inovadora do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). Por meio do programa, o TRT-13 promove ações de sustentabilidade, tanto interna quanto externamente, considerando quatro eixos: ambiental, social, cultural e econômico. Nesta segunda-feira (9), o Tribunal divulgou o relatório atualizado do Ecolabora.
O documento contempla as medidas, ações e projetos que estão sendo implementados pelo Tribunal desde o início do ano de 2023. O programa é dividido em quatro trilhas de atuação:
Trilha Greta Thunberg: representa o viés “ambiental” e tem como compromisso tornar o Tribunal carbono neutro até 2030. Além disso, visa melhorar a eficiência no consumo de água e a gestão eficiente dos recursos naturais. Ações inovadoras e ousadas do Tribunal passam por adesão ao Movimento Ambição Net Zero, do Pacto Global da ONU, e Programa Brasileiro de Gás de Efeito Estufa PB GHG; elaboração do Plano de Gestão de Gases de Efeito Estufa; além do plantio de 1.000 árvores e compra de créditos de carbono, entre outros;
Trilha Patrícia Rosas: com viés social, foca em ações relacionadas à valorização do trabalho verde, enfrentamento ao racismo ambiental e outras formas de desigualdades sociais, com destaque para o Projeto “Aquilomba, Paraíba” e coleta de resíduos remunerada;
Trilha Wangari Maathai: representa o viés cultural e é caminho que leva à valorização da diversidade étnica e à convivência entre ideias, características, gêneros e regionalismos. Neste caminho, destacam-se o “Quilombo vai à Nasa”, sala de música e biblioteca Chico César, no Cijus, e a Companhia de Teatro Ruas que Falam e o Justiça em Palco;
Trilha Ailton Krenak: com viés econômico, permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidades que objetivam uma melhor eficiência dos gastos públicos e da gestão dos processos de trabalho, considerando a visão sistêmica do órgão. Neste sentido, destacam-se o Plano de Logística Sustentável e o Projeto Ilumi.
O programa contempla, ainda, a criação da Rede de Sustentabilidade do Sistema de Justiça do Estado da Paraíba, chamada “Conecta Sustentabilidade”, por meio da qual se conjugam esforços entre TRT-13, TRE-PB, JFPB, TJPB, TCE-PB e UFPB para implementação de programas e ações interinstitucionais sobre a temática da sustentabilidade em todas as suas dimensões.
Projeto premiado
O “Ecolabora – Programa de Sustentabilidade do TRT-13” venceu, por dois anos consecutivos, o Prêmio Justiça do Trabalho Sustentável, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Em 2023, quando aconteceu a primeira edição do prêmio, o “Quilombo vai à Nasa” foi vencedor na Dimensão Cultural. Já neste ano, o próprio Ecolabora foi vencedor, ficando em primeiro lugar na premiação, na Dimensão Ambiental.
Para saber mais detalhes sobre o Ecolabora e todas as ações feitas no âmbito do programa, acesse o relatório atualizado.
Fonte: TRT da 13ª Região
Mais detalhes
10
Visualizações
25/09/2024
RSS CSJT