cropped-logo_coelholuz.png

Encontro reúne equipes da conciliação dos TRTs do Nordeste e formaliza carta de cooperação

O objetivo é estabelecer um canal permanente para troca de experiências e boas práticas

Plenária que encerrou o evento e formalizou carta de cooperação no TRT-6 (PE), em Recife

04/10/2024 – Um evento realizado na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região, em Recife, nesta quarta-feira (2), reuniu equipes dos Centros de Conciliação da Região Nordeste para o I Encontro Regional Nordeste de Nupemecs e Cejuscs, que teve o objetivo de estabelecer um canal permanente para troca de experiências e boas práticas.

O TRT-RN esteve presente no evento, com a participação do vice-presidente e coordenador do Nupemec no RN, desembargador Eduardo Serrano da Rocha, das juízas coordenadoras dos Cejuscs Natal e Mossoró, Simone Jalil e Maria Rita Manzarra, além da diretora regional do Cejusc Natal e representante do Nupemec local, Roberta Cristina Mendes.

“Foi um evento importantíssimo, que discutiu temas relevantes para a conciliação na Justiça do Trabalho com destaque para o sistema multiportas e a mediação pré-processual, além do caso bem sucedido de acordos entre o nosso TRT-RN e a Urbana”, avaliou o vice-presidente do TRT-RN, desembargador Eduardo Rocha.

Programação

O Encontro contou com a participação da juíza auxiliar da vice-presidência do Tribunal Superior do Trabalho, Roberta de Melo Carvalho, que falou sobre “O papel dos Cejuscs na transformação do sistema de justiça por meio do diálogo e da cooperação”. A  magistrada destacou ainda “o relevante papel dos centros de conciliação em promover a cultura do acordo, reduzir o número de processos judiciais e garantir a celeridade na resolução de conflitos trabalhistas”.

“O sistema multiportas e a difusão da mediação pré-processual no TRT-6: o Projeto Café com Cejusc”, foi apresentado pelo vice-presidente e coordenador do Nupemec, desembargador Sergio Torres Teixeira, e pelo assessor-chefe da vice-presidência, Paulo Roberto Gonçalves Cerqueira, que informaram que a iniciativa busca ampliar o diálogo com a advocacia e a magistratura de primeiro grau para disseminar a cultura da mediação pré-processual.

O evento seguiu com a palestra “Metodologia do TRT-13 na identificação de processos com possibilidade de acordo no Cejusc 2º Grau”, conduzida pela vice-presidente, corregedora e coordenadora do Nupemec do TRT-13 (PB), desembargadora Herminegilda Leite Machado, e pela coordenadora de Inteligência e Gestão Negocial do TRT-13, Fernanda Silva de Lima. A programação continuou com a participação da supervisora dos Cejuscs 1º e 2º Graus do TRT-13, juíza Nayara Queiroz Mota de Sousa, que abordou o tema “Conciliação judicial: uma metodologia humanista de resolução de conflitos”.

A próxima palestra foi da coordenadora do Cejusc 1º Grau do TRT-RN, juíza Simone Jalil, que apresentou o case “Urbana – uma abordagem bem sucedida”. Ainda foram abordadas as boas práticas nos processos em recuperação judicial no TRT da 5ª Região (BA) com a participação de Mônica Aguiar Sapucaia, juíza coordenadora do Cejusc 1º Grau, de Carlos Eduardo Nascimento de Almeida, chefe do Nupemec e de Cássia Marques Pina de Sá Teles, chefe do Cejusc 1º Grau da 5ª Região.

Uma plenária encerrou o evento com a elaboração de uma carta programática de cooperação entre os Nupemecs e Cejuscs da Região Nordeste, a “Carta de Recife”, que foi assinada pelos participantes.

 

Fonte: TRT da 21ª Região
 

RSS CSJT 

Compartilhe:
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Generated by Feedzy