O objetivo é medir, reduzir e compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
05/12/2024 – Foi lançado, nesta quinta-feira (5/12), o Programa TRT3 Carbono Zero com o objetivo promover a descarbonização do Tribunal, por meio de ações para medir, reduzir e compensar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) resultantes do funcionamento da instituição. Na reunião, foi apresentado o inventário de consumo do GEE elaborado por uma empresa contratada.
Participaram a desembargadora Cristiana Maria Valadares Fenelon, coordenadora do Comitê de Patrimônio, Logística e Sustentabilidade do TRT; a chefe da Seção de Sustentabilidade e Inclusão, Júnia Paula Fernandes de Oliveira; a diretora-geral, Patrícia Helena dos Reis; e servidores de áreas afins. O documento apresentado visa atender o disposto na resolução do CNJ 594/24, que altera a resolução CNJ 400/21. Dessa forma, o inventário de consumo de GEE subsidiará a elaboração do Plano de Descarbonização que faz parte do Pacto Nacional do Poder Judiciário pela Sustentabilidade, assinado pelo TRT-MG durante a 1ª Conferência Internacional para a Sustentabilidade do Poder Judiciário, realizada em outubro deste ano, em Brasília-DF.
Próximos passos
Conforme cronograma, até o final deste ano, a empresa contratada deve apresentar um plano de ação para uso de sala-cofre e para redução de energia elétrica, combustão móvel, viagens aéreas e de carro, que são os principais emissores de carbono pelo Tribunal.
Fonte: TRT da 3ª Região
Mais detalhes
6
Visualizações
09/12/2024
RSS CSJT